O GLOBO, 31.08.2007
Elefante viciado em heroína é desintoxicado na China
PEQUIM. Um elefante viciado em heroína por tratadores ilegais será devolvido ao seu habitat em breve, após ter passado por um tratamento de desintoxicação, à base de abstinência. Big Brother vivia com sua manada na fronteira entre China e Mianmar, na província de Yunnan, quando foi capturado por traficantes de animais em 2005, revelou o ontem o jornal “China Daily”.
“Para controlar o animal de modo que ele guiasse a manada para onde eles queriam, o traficantes o alimentaram com bananas recheadas com drogas”, disse o jornal. Os bandidos, graças a uma denúncia, foram presos em flagrante, tentando vender Big Brother e sua manada. Mas, àquela altura, o elefante já havia desenvolvido dependência por heroína, ameaçando as pessoas que se recusassem a alimentá-lo com o produto, disse o jornal, citando fontes da polícia chinesa.
Big Brother teve que ser transportado para um centro especial, na província de Hainan, para tratamento de desintoxicação.
O animal resistiu e até arrebentou uma corrente de ferro, disse o “China Daily”. Ele foi tratado durante um ano, até ser considerado reabilitado e pronto para ser devolvido a seu habitat natural.
Na Índia, animal rapta aliá de circo
NOVA DÉLHI. Já o jornal de “Times of India”, de Nova Délhi, revelou na quarta-feira que um elefante solitário invadiu o estábulo atrás de uma aliá, na cidade de Raniganj, no estado de Bengala. O animal derrubou as frágeis paredes do estábulo e se apaixonou por uma das quatro fêmeas do circo, Savitri, que acabou fugindo com ele. O jornal disse ainda que outra aliá, muito próxima de Savitri, caiu em depressão com a fuga da companheira.
Foto retirada de http://www.blogoteca.com/orefraneiro/index.php?mes=5&ano=2006. No blog não há a origem da fotografia, porém sei que na Indonésia foram construídos banheiros públicos para os elefantes, diante da ameaça de extinção frente o crescimento da indústria do turismo. Postado por Márcia
Nenhum comentário:
Postar um comentário