quarta-feira, maio 2





Seguindo uma tendência mundial, o HCor - Hospital do Coração, em São Paulo, tem investido nos últimos quatro anos na conquista da certificação mais importante da área da saúde, a Acreditação da JCI - Joint Commission International.

HCor conquista Acreditação e equipara-se aos mais qualificados do mundo





Seguindo uma tendência mundial, o HCor - Hospital do Coração, em São Paulo, tem investido nos últimos quatro anos na conquista da certificação mais importante da área da saúde, a Acreditação da JCI - Joint Commission International, conduzida no Brasil pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação de Sistemas e Serviços de Saúde (CBA). Iniciado em 2003, o processo acaba de ser concluído com a visita da comitiva de avaliadores ao HCor e a aprovação de todos os quesitos exigidos pela entidade, seguindo rigorosos padrões de avaliação internacionais.





A novidade, no entanto, é um avanço em relação ao método de Acreditação aplicado anteriormente em outras instituições. Por meio de um sistema inovador e nunca antes aplicado em hospitais brasileiros (denominado Tracer), foram rastreadas as trajetórias de pacientes internados no Hospital do Coração, analisando todos os procedimentos realizados durante a estada no HCor. Esse método segue as tendências internacionais que recomendam uma maior interação dos pacientes nas instituições de saúde, com discussões mais amplas sobre diagnósticos e tratamentos, rígida segurança dos procedimentos e humanização contínua de todos os processos.


Por meio de entrevistas detalhadas e observações minuciosas da rotina dos pacientes, a metodologia torna o processo de Acreditação ainda mais exigente, uma vez que permite colher a opinião aleatória e direta dos pacientes atendidos pelo hospital, em seus mais diversos setores.Todas as áreas do hospital passaram pelo crivo dos auditores da Acreditação. Onze padrões, considerados fundamentais, foram avaliados e aprimorados constantemente no HCor, entre eles: Acesso e Continuidade do Cuidado; Direitos do Paciente e Familiares ; Melhoria da Qualidade e Segurança do Paciente ; Educação e Qualificação de Profissionais ; Gerenciamento do Ambiente Hospitalar e Segurança; Gerenciamento da Informação ; Governo, Liderança e Direção, entre outros.Melhorias como implantação de prontuário eletrônico, treinamento contínuo de pessoal, administração eletrônica de medicamentos através dos PDAs (equipamentos portáteis equipados com leitores de códigos de barras e utilizados na manipulação e ministração dos medicamentos), aprimoramento do protocolo de triagem, maior interatividade entre as áreas administrativa e clínica, implantação e aplicação do software de gerenciamento de documentos, adequação do organograma, construção e aplicação do plano de recursos humanos, aquisição de novos equipamentos, entre outras, contribuíram para que o HCor conquistasse a Acreditação. Outras iniciativas, já existentes no modelo operacional do hospital, foram incentivadas pela comissão avaliadora e contaram pontos na contagem final, como o controle da dor e o respeito às crenças e valores dos pacientes e funcionários."Para nós, obter o certificado de Acreditação significa estar em conformidade com os mais avançados padrões internacionais de qualidade técnica e de gestão. Significa ser mais bem preparado para atender ao paciente e ter excelência em todos os procedimentos realizados no HCor", afirma dr. Pedro Mathiasi Neto, coordenador da Acreditação e vice-diretor médico do HCor.




Expansão - Soma-se à conquista da Acreditação o processo de expansão do hospital, iniciado em 2005. Para os próximos cinco anos, a instituição pretende investir cerca de R$ 35 milhões. A primeira parte da expansão física já começou e inclui a reforma de um prédio de 5.900 metros quadrados, localizado em frente ao hospital, onde serão abrigadas as áreas administrativas e cerca de 35 consultórios. Um segundo prédio, de 4.500 metros quadrados, já teve sua construção iniciada e será inaugurado em meados de 2008. Uma segunda etapa ainda prevê a construção de outro prédio, em frente ao atual.Hoje, o Hospital do Coração conta com 40 mil metros quadrados de área construída, 216 leitos, 10 salas de cirurgia para procedimentos de alta complexidade, pronto-socorro interligado com heliponto, centro cirúrgico, unidade coronária, laboratório, centros de hemodinâmica, estrutura para eventos científicos, biblioteca, entre outros. Além das patologias cardíacas, o HCor trata ainda 37 especialidades médicas como ortopedia, traumatologia, cirurgias em suas mais diversas vertentes, diagnóstico por imagem, gastroenterologia, medicina esportiva, nutrologia, oncologia, patologia clínica, urologia, entre outras.






- "Se for pra eu sair daqui, que seja rumo a um lugar melhor"...


Que Deus cuide de minha família e de meus amigos próximos com suas bençãos enquanto eu estiver distante... Quanto a mim, "sei que mesmo longe, meu paradeiro não é aqui... Faz-me triste e inconsolada cada lembrança, minha vontade tanta de me esconder, talvez fugir..., ... mas ensinem-me a sorrir na despedida, permitam-me chorar, mas de felicidade!" ...


Marcelle

Nenhum comentário: